quarta-feira, 24 de maio de 2017

ATÉ QUANDO?

Goya Bada
Até quando?
Esta é a pergunta, com inúmeros desdobramentos, que o país precisa se fazer. E tem de fazer estando livre das paixões políticas, dessa postura de torcida (um lado ou outro) que os políticos eficientemente nos colocaram, exatamente para continuarem transformando o Brasil nessa latrina, nesse bordel a céu aberto sem ser incomodados.

Depois de jogar merda no ventilador e deixar o país de ponta-cabeça, eis que o senhor Joesley Batista declara à revista Época que "considera injustas as críticas de que delatou o presidente Michel Temer, desestabilizou o Brasil e partiu para os Estados Unidos com o objetivo de viver numa boa".

Por isso, estaria considerando voltar ao Brasil, mas anda temeroso de ser morto. Parece claro que falta muita coisa por ser dita. A começar pelos sagrados nomes de quem poderia encomendar o seu enterro.

Seria bom mesmo voltar, para explicar melhor essa patuscada que ninguém consegue entender direito. Chegamos ao ponto de um perito virar protagonista por alguns segundos e até culpar o gravador. Bastou ser contratado como assistente da defesa de Temer para mudar de opinião em relação ao mesmo tema.

O engraçado é que, somente agora, o governo decide colocar todo o seu arsenal, a partir do Ministério da Fazenda e envolvendo Receita Federal, Carf e CVM, além do Banco Central, para revirar os negócios dos Batista. Difícil não achar que as instituições foram transformadas em simples instrumentos de retaliação, pois deveriam estar fiscalizando tudo e todos desde sempre.

Michel Temer teria voltado a considerar a renúncia, desde que não seja preso. Segundo O Globo, essa operação limpa barra se daria inclusive considerando indulto presidencial - dado pelo sucessor-tampão - e asilo político em algum paraíso do planeta.

Essa barbaridade estaria sendo articulada por gente como FHC, Zé Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá, que dispensam apresentações. E Lula da Silva, que desembarcou em Brasília para defender o nome de Nelson Jobim, sócio de André Esteves (enrolado junto com seu BTG na Lava Jato), para a vaga de presidente da República tampão.

Outros nomes cogitados seriam Henrique Meirelles, Gilmar Mendes, Tasso Jereissati, Joaquim Barbosa e Rodrigo Maia. Isso é um verdadeiro Tampax!

Correndo por fora, a tentativa de golpe de inventar eleições diretas a esta altura do campeonato, quando temos um texto constitucional que é claríssimo em relação aos procedimentos.

Uma eleição direta agora não busca os interesses nacionais, mas apenas garantir tentativa de foro privilegiado para alguém da estirpe de um Lula - que ainda não entendeu que está tão morto politicamente quanto Temer, Aécio, Serra, Alckmin..., que não parecem em condições eleitorais para muita coisa mais.

Até quando vamos assistir prontuários ambulantes dando as cartas, resolvendo por nós o destino do país?

Até quado vamos suportar casos como o do estádio de Brasília, elefante branco que custou a bagatela de R$ 1.575.000.000,00? Não se assuste com tantos zeros, estamos na casa do bilhão.

O mais caro da Copa, gerou R$ 900 milhões de superfaturamento e foi realizada sem sequer um estudo de viabilidade econômica. Tanto que vive às moscas e terminou levando para a cadeia figurinhas carimbadas do submundo político do Distrito Federal como Zé Roberto Arruda, Agnelo Queiroz, Tadeu Filippelli...

Até quando vamos aturar ministros do TCU totalmente desacreditados - eles e o Tribunal - passeando por Rússia e Áustria, sob a desculpa de participar de eventos cujos temas certamente não dominam?

Até quando vamos aturar um Senado da República e uma Câmara dos Deputados promovendo espetáculos dantescos como aqueles de sopapos e xingamentos voando pelos ares?

Até quando vamos aturar um Congresso Nacional lotado de bandidos de carteirinha, que respondem a pencas de processos pelos mais diversos crimes?

Até quando vamos aturar esse maldito foro privilegiado protegendo até patifes que agridem suas próprias mulheres e cometem toda sorte de crimes comuns?

Até quando vamos ficar inertes diante de baderna e vandalismo promovidos por "alguém", sem que ninguém seja preso e responsabilizado?

Até quando vamos aturar essa imundície generalizada sem que nada de fato aconteça? Até quando seremos estes covardes que não fazemos nada realmente acontecer?

O que estamos testemunhando é um clima de fim de feira. Deprimente! E não adianta vir com esse papo de que este não é um tom feminino. Eu sou desbocada mesmo, desde sempre. Pronto, falei!

Goya Bada não é jornalista, é um doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário